Maranhão: democracia ou ditadura?

No falando de quê? De hoje, falaremos a diferença da democracia e ditadura. E como se aplica ao população.

Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas.

Obs. 1: Embora o Presidente Bolsonaro tenha sido eleito democraticamente, existem alguns grupos sociais e até mesmo membros dos outros poderes querendo usurpar o direito constitucional que ele têm de tomada de decisões.

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos.

O termo democracia às vezes é usado como uma abreviação para a democracia liberal, que é uma variante da democracia representativa e que pode incluir elementos como o pluralismo político, a igualdade perante a lei, o direito de petição para reparação de injustiças sociais; devido processo legal; liberdades civis; direitos humanos; e elementos da sociedade civil fora do governo. Roger Scruton afirma que a democracia por si só não pode proporcionar liberdade pessoal e política, a menos que as instituições da sociedade civil também estejam presentes.

A legitimidade dos regimes democráticos a fatores que vão além da mera possibilidade de exercício livre do voto. A demanda, nesse sentido, é por efetiva atuação na concepção das políticas públicas, o que causa resistência em agentes representativos receosos de compartilhar o poder que o design institucional moderno lhes conferiu.

Uma parte essencial de uma democracia representativa “ideal” são eleições competitivas que sejam justas tanto no plano material, quanto processualmente. Além disso, liberdades como a política, de expressão e de imprensa são consideradas direitos essenciais que permitem aos cidadãos elegíveis serem adequadamente informados e aptos a votar de acordo com seus próprios interesses.

Obs. 2: No momento em que aconteceram eleições municipais, toda a sociedade e todos os outros poderes, embora consciente das irregularidades cometidas por determinados candidatos, calaram-se e fingiram que não era verdade. No âmbito do debate político apresentam somente acusações e mentiras, deixaram os projetos de lado e consideram mais atraente os embates de fakenews. Sendo que ficam sem compromisso com a sociedade, porque não apresentam suas propostas e como sempre no jogo político a sociedade fica para trás.

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. Ditadura é uma forma de autoritarismo.

Os elementos comuns nas ditaduras contemporâneas: o cerceamento de direitos políticos individuais, ampla utilização da força pelo Estado e o fortalecimento do poder executivo em detrimento dos outros poderes.

Hoje em São Luís capital do Maranhão, estado mais pobre do Brasil. Único estado governado por um comunista, que ao tentando implacar seu candidato a prefeitura da capital. Candidato este que fez campanha, mesmo sabendo que estava infectado com covid19. Participou de caminhadas, colocando a saúde da população e dos seus apoiadores em risco. Mesmo assim o então governador e seu secretário de saúde, não fizeram uma nota, condenando a atitude do seu pupilo. Diferente dos seus discursos, até mesmo participaram diretamente na campanha do então candidato a prefeito, protegido do grupo.

Você acredita viver em uma democracia?

Essa tão falada democracia no estado do Maranhão, tornou-se uma didatura disfarçada, o governador aparelhou o judiciário e todas às ações são favoráveis a ele, mandou prender manifestante por programarem uma carreata contra seu governo, seu secretário de segurança pública tem perseguido e agredido opositores no interior do estado e uma juiza alinhado a seu desgoverno prendeu um pastor evangélico, enquanto ministrava um culto a Deus. Estas são atitudes de uma sociedade democrática? Onde estão os representantes do povo, que nada fazem para barrar tais atitudes?

E dessa forma começou a instaurar-se o comunismo no estado do Maranhão. Mas, a população uniu-se e começará a destitui-lo senhor Dino, o primeiro passo foi com a derrota do seu pupilo Duarte e o processo de retomada da liberdade da população ludovicense, continuará em crescimento até às eleições de 2022, quando você será enterrado politicamente e brevemente não passará de uma história de terror ou melhor de contos urbanos maranhenses.

Deixe um comentário